Stoa 05 / Resolver, Solucionar ou Dissolver?
Essa edição é sobre mudanças, resolução de problemas, porque usuários preferem certos tipos de UI e porque brainstorm é ineficaz.
Um caloroso bem vindo aos 38 novos seguidores da Stoa! 🥳
Depois de 13 anos eu tirei a barba completamente. Fiz uma promessa de que se arranjássemos um apartamento rápido aqui na Alemanha eu tiraria completamente a minha maquiagem facial. Em apenas uma semana assinamos um contrato de locação. A lição que fica é: jamais faça uma promessa que altere sua aparência física.
Subestimei o impacto que isso teria na maneira como me enxergo e estou me sentindo aquelas marcas que decidem mudar a embalagem até que o produto se torne irreconhecível. Meu rosto é o produto e a falta da barba é a embalagem com um péssimo redesign.
E não, você não vai ver como ficou o resultado. Eu voltarei a postar fotos só daqui uns 3 meses (no mínimo). 🫠
Você pode me seguir nas redes sociais e talvez consiga ver algo.
∰
Curadoria
Da minha mente para a sua 🧠
Há apenas 3 maneiras de resolver um problema: solve, resolve ou dissolve. Em português ficaria algo como: solucionar, resolver ou dissolver. Quando dissolvemos um problema estamos na verdade removendo a necessidade de uma solução. A dissolução acontece quando redesenhamos o sistema atual para que o problema sequer tenha chance de existir.
Porque usuários preferem certos designs? Nesse artigo o autor correlaciona a Teoria da Paisagem com a preferência por certas interfaces.
A tirania da ideação colaborativa é um artigo sobre como brainstorming é uma prática não muito eficaz na geração de boas ideas. A ideação individual com um fator de decisão em grupo pode ser uma boa alternativa. O artigo inteiro reflete exatamente o que eu penso sobre a prática de brainstorm: inútil. Qualquer pessoa que já participou de reuniões de brainstorming já percebeu que as ideias são medianas, sempre há uma pessoa controlando a discussão e é bem difícil não julgar ideias ruins.
∰
Consciente Coletivo:
Arnaldo Petrazzini
Hoje vamos mergulhar no consciente do Arnaldo Petrazzini, um dos melhores Visual Designers que conheço. Também foi um dos sócios-fundadores da Stoika. Um dos grandes amigos que o universo fez a gentileza de colocar no meu caminho. 🥰
✦ Um tema que poucos imaginam que você estuda:
Um tema que sempre me interessou é moda, é um termômetro da sociedade de certa forma, através dela vemos as mudanças estéticas passarem. Gosto muito da ideia por traz do slow-fashion e da filosofia de fazer bons produtos que duram a vida toda. Sobre os tênis falamos em outra oportunidade 😂.
✦ Uma série ou filme que você recomenda:
The Bear. Assisti dois episódios até agora, mas acho a história bem interessante, fala bastante sobre essa distância entre o que almejamos e a realidade, e o quão trabalhoso o caminho pode ser.
✦ Um momento que marcou positivamente sua vida:
O nascimento da minha filha. Ela me mostrou que a vida é bem mais do que só trabalho, e que as coisas mais importantes da nossa vida acontecem fora do computador.
✦ Um lugar que vale a pena visitar:
Espaços públicos da cidade onde vive, caminhar por ai sem ter um destino pré estabelecido. A gente sempre descobre algo novo ou inspirador quando escolhemos viver os lugares que passamos ao invés de ignorá-los.
✦ Uma profissão que você gostaria de ter:
Gostaria de trabalhar com arquitetura porque é uma área que sempre me interessou. É uma profissão que carrega um grau de responsabilidade, uma vez que ela da forma os espaços que vivemos. Desde a elaboração do projeto de uma casa, que servirá como lar para uma família, até a criação de ambientes atemporais que desconhecidos criarão suas memórias.
🧠 O Consciente Coletivo entrevista pessoas que fazem parte dos apoiadores da Stoa. Em breve as inscrições estarão abertas para todos.
∰
Catarse Visual
Simpson & Partners Home EV Charger ↗︎
Carregar seu carro também pode ser estéticamente agradável.
Posters minimalistas de filmes clássicos ↗︎
Releituras feitas pelo Diretor Criativo e Designer Gráfico polonês Michal Krasnopolski.
Links úteis
Post Italic Typefaces
Deck Gallery Inspiração de apresentações
Collected Inspiração de websites
Remnote App para anotações e citações
Remote Avoado Agregador de vagas remotas
Folio Crie demonstrações interativas para seus produtos
∰
Considerações finais
Mudanças incrementais
Agora vou incorporar os coaches de Linkedin e dizer como o que aconteceu comigo pode nos ensinar algo sobre Design!
Eu sei que você olha para um produto e pensa: “eu teria feito melhor”. E aí você pensa que um redesign completo seria a melhor opção para resolver todos os problemas. Embora isso pode funcionar em situações específicas, no geral é quase uma receita pronta para um resultado catastrófico. Já vi aplicativo ser lançado com um redesign completo que geraram tantos tickets de suporte ao ponto de designers e desenvolvedores ajudarem no atendimento ao consumidor.
Um redesign não pode ser feito simplesmente porque você acredita que um novo visual vai resolver os problemas de experiência do usuário. Embora a Interface seja o primeiro contato de interação com o produto, temos que considerar todos os modelos mentais e todos os comportamentos que já existem e fazem parte do dia a dia de um usuário.
As mudanças bruscas geram resultados bruscos. Resultados bruscos podem gerar outros problemas que vão gerar outras mudanças bruscas.
As mudanças incrementais geram mudanças que muitas vezes são até impeceptíveis para os usuários, mas que afetam bastante como eles experienciam o produto. É o que a gente chama de design iterativo: você lança uma melhoria, aprende com as observações, ajusta os problemas e lança de novo.
Ainda não é inscrito? Considere se inscrever para não perder as próximas edições.
Link para compartilhar:
https://willianmatiola.substack.com/p/005