Stoa 28 / A Virtude do Discernimento
Se você não desenvolver discernimento para enxergar por si só o que é visto como belo e correto em nosso meio ou de acordo com cada cultura, seu avanço poderá ser longo e mais difícil.
A palavra discernimento1 é a junção das palavras em latin discernere + mentum. A primeira significa “separar”, “dividir” ou “decidir”, e a segunda significa “meio” ou “instrumento”. Em outras palavras, é a faculdade de escolher o certo, ter critério ou juízo. Saber escolher bem entre as opções disponíveis.
Uma virtude essencial, mas não ensinável
Essa é uma faculdade ou virtude que considero extremamente importante para a nossa profissão por inúmeras razões, que abrangem desde decisões estilísticas até decisões de melhores experiências do usuário dentro de um produto.
Embora simples de entender, a prática da virtude do discernimento, assim como qualquer outra virtude, não pode ser ensinada. Podemos sim mostrar como ela se caracteriza e como ela se apresenta. Mas a manifestação de uma virtude só é possível de forma espontânea.
Eu posso repetir mil vezes para você o que é um bom design e o que não é um bom design. Posso te mostrar como melhorar seu craft de inúmeras maneiras. Mas se você n…
Continue a leitura com um teste grátis de 7 dias
Assine Stoa — Design & Vida para continuar lendo esta publicação e obtenha 7 dias de acesso gratuito aos arquivos completos de publicações.