Stoa 31 / Você Precisa Mesmo de Mais Um Certificado?
Acumular certificados não é sinônimo de conhecimento na área nem garantia de sucesso profissional.
A reflexão de hoje foi escrita pelo Henrique Stopassoli.
Quantos certificados você já obteve? Dentre os conhecimentos adquiridos em cada um deles, sobre quais você tem domínio? E desses, quais são os conhecimentos que realmente lhe atraem, lhe interessam e lhe seduzem?
Hoje, quero ter um papo sobre certificados.
Um Olhar Para Nossa Realidade
Vivemos em uma sociedade intensamente competitiva, onde estamos sempre em busca de novas oportunidades e posições mais altas. Para alcançar esses objetivos, muitos optam por seguir caminhos aparentemente já estabelecidos, como se tornar influencer em suas áreas de atuação ou adquirir inúmeros certificados de cursos, acreditando que essa é a única maneira de demonstrar experiência em um determinado assunto.
Diante desse cenário, algumas perguntas surgem: quantos certificados são suficientes? Quantos são necessários para demonstrar que você domina um determinado assunto?
Será que acabamos nos tornando colecionadores de certificados ao invés de buscadores de conhecimento? E, afinal, de onde vem a confiança em nosso trabalho?
Essa necessidade imposta pelo mercado de demonstrar estarmos constantemente evoluindo realmente nos torna melhores em nossas habilidades ou apenas cria uma fachada que vende a ideia de que estamos melhorando?
O que é mais importante: ser ou parecer?
Certificado Certifica Mesmo?
Quantas pessoas você conhece que possui diversos certificados dos cursos mais populares do momento mas que, na prática, não conseguem aplicar o conteúdo e desenvolver um bom Design? E quantas você conhece que mesmo sem nenhum curso desenvolve um trabalho excelente de Design?
Se fosse verdade que possuir certificados fossem a única garantia de ser reconhecido como um bom profissional, como ficariam as pessoas que não tem condições de pagar por cursos caros? Sua experiência seria automaticamente desqualificada?
Para além dos cursos, existem inúmeras atividades que contribuem para o aprimoramento profissional. É possível praticar em situações reais ou simuladas, ler livros e artigos, assistir aulas gratuitas e dedicar tempo ao trabalho e a sua própria evolução contínua. Todas essas horas dedicadas geram algo mais valioso do que um certificado: experiência.
O Que Realmente Importa
Minha conclusão é que a busca pela mestria (Shokunin) é o que realmente possui valor. Ao dominar sua arte, seu trabalho falará por si só e valerá mais do que qualquer certificado. Afinal, não é o certificado que lhe dará segurança, mas a sua própria dedicação e o resultado do seu trabalho.
Claro que cursos são boas fontes de conhecimento e aprendizado, no entanto, é válido se questionar: estou buscando conhecimento ou apenas certificados?
O que você pensa a respeito disso? Adoraria extender esse assunto com você nos comentários. E se o texto fez sentido pra você, considere deixar um like.
Até uma próxima oportunidade! Abraços.
O que rolou por aqui:
Esse vídeo explica um fenômeno linguistico chamado Sândi que provavelmente você faz todos os dias mas nunca percebeu. É algo que difere muito um falante nativo de um não nativo.
Freelancer Things é uma newsletter semanal que faz uma curadoria de conteúdo e recursos para freelancers.
Ética em tempos de Growth Design levanta questões relevantes sobre a necessidade de um crescimento de negócio alicerçado por decisões éticas de design que não prejudiquem a experiência do usuário em detrimento da expansão do negócio.