Stoa 44 / Visão, Metas e Ações — Design & Comportamento
Uma introdução a hierarquia de criação de metas para mudanças comportamentais.
Na edição de hoje quero introduzir as bases para a definição de visão, metas e ações de acordo com os estudos comportamentais. A ideia é que esse conhecimento sirva de base para caso você esteja trabalhando em produtos ou serviços que tentem auxiliar na mudança de comportamento dos usuários.
Se você chacoalhar uma árvore caem mil aplicativos de mudança de hábitos. O que todos tem em comum é que dificilmente eles funcionam. Não porque são mal feitos (grande parte é), mas porque mudar um hábito é um negócio extremamente difícil.
O que é um hábito?
Hábitos são definidos como ações que são desencadeadas automaticamente em resposta a pistas contextuais que foram associadas ao seu desempenho1. Fazer carinho num gato (ação) depois de ver ele com a barriga pra cima (pista contextual), ou comprar uma coca-cola bem gelada (ação) depois de ouvir o icônico som de uma lata sendo aberta (pista contextual).
A imagem do loop do hábito apresentada pelo jornalista Charles Duhigg em seu livro O Poder do Há…
Continue a leitura com um teste grátis de 7 dias
Assine Stoa — Design & Vida para continuar lendo esta publicação e obtenha 7 dias de acesso gratuito aos arquivos completos de publicações.