Stoa 60 / Como deixar de ser feito de trouxa
Ou continue sendo e enriquecendo os outros...
Na área de ensino de design são poucas as ofertas que realmente entregam aquilo que prometem. Alguns dizem que te fazem expert em UI, outros dizem que darão um boost nas suas interfaces. Alguns até falam que você consegue se tornar pro ao fazer o curso.
O que todos tem em comum são argumentos de venda sensacionalistas e recheados de gatilhos mentais que te fazem acreditar numa promessa que no fundo todos sabem ser impossível de cumprir.
Um profissional jamais será expert e nem mesmo pro em alguma coisa. Nossa área é tão dinâmica que o expert de hoje pode se tornar o júnior de amanhã tão rápido quanto as IAs roubam conteúdos por aí.
A verdade é que se tornar bom em algo e ser visto como especialista não depende de nenhum curso. Está muito mais atrelado a vontade e disponibilidade do aluno em aprender do que uma ementa bonita e vídeos bem produzidos.
Tem gente que tem fetiche em certificados achando que isso é garantia de conhecimento ou qualidade no craft. E certificado nunca foi sinônimo de qualidade.
Tive colegas na faculdade que eram excelentes em tirar notas altas, mas sua técnica ou criatividade estava muito longe do que poderia ser considerado um design de qualidade. O mesmo acontece nos cursos online: finalizar um curso e ganhar um certificado nunca será sinônimo de que agora seu design é bom.
Não é estranho que a maioria das pessoas continuam medíocres mesmo depois de comprarem um curso que supostamente as tornaria expert em alguma coisa? Não é estranho que a pessoa ainda continua errando coisas básicas em sua prática? O que está acontecendo?
A impressão que eu tenho é que as pessoas desaprenderam a aprender. Ninguém fica bom apenas assistindo as aulas de um curso. O craft não melhora só porque agora você tem um painel recheado de referências visuais duvidosas.
Sua qualidade técnica só melhora com a prática. E praticando você adquire mais conhecimento. E com conhecimento você é capaz de identificar qualidade. E identificando qualidade você consegue fazer uma curadoria do que é bom mais rápido. E assim você vira um especialista. Mas jamais um expert!
Estamos sempre em busca de masterizar um ofício, mas jamais seremos mestres desse ofício.
Da próxima vez que você ver um curso fazendo promessas de que você vai se tornar isso ou aquilo, pense duas vezes e deixe de ser trouxa.
Tem gente boa fazendo conteúdo honesto que não promete nada mas entrega todo o conteúdo necessário pra você fazer seu próprio caminho dentro do design.
Agradecimento aos apoiadores da Stoa:
Bruno Gama, João Paulo, Ítalo Moraes, Julia Freitas, Felipe Maschmann, Julia Lima Medeiros e Gustavo Henrique.
Torne-se um apoiador



O que você escreveu é perspicaz Willian. Acrescentaria que o problema é cultural, está enraizado na sociedade brasileira, isso não acontece só na área de design, está presente em quase todas as áreas. Os guros fazem promessas irrealistas "faça o nosso curso você vai passar a ganhar 10K" o curso não oferece nenhuma mentoria personalizada para alavancar o desenvolvimento prático dos alunos menos bons.
O foco de muitos cursos de design é lucrar; o objetivo nunca foi ensinar como se faz design de qualidade.
Por isso eu não faço cursos online, prefiro ler livros e assistir palestras no YouTube e construir meu conhecimento do meu jeito.